O Comando Operacional dos Açores iniciou as comemorações do seu 32.º aniversário com a realização de um concerto da Banda Conjunta das Forças Armadas, no Coliseu Micaelense para mais de 800 espectadores, no dia 22 de fevereiro.
À Banda Conjunta, juntou-se Luis Martins, um jovem pianista açoriano do Conservatório Regional de Ponta Delgada que, com apenas 16 anos, tem vindo a arrecadar diversos prémios e que teve a sua primeira grande experiência em palco.
No fim do espetáculo, a banda militar partilhou o palco com a Tuna Académica da Universidade dos Açores.
A 23 de fevereiro, teve lugar, na Igreja de São José, a Missa de Sufrágio celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis.
Este evento contou com a presença de ilustres entidades civis, militares e das forças e serviços de segurança da Região Autónoma dos Açores.
No dia 24 de janeiro, o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu o novo Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General César Paulo da Silva Rodrigues.
O líder do governo açoriano destacou o conhecimento que o Tenente-General possui sobre o arquipélago, sublinhando a sua experiência prévia na Base Aérea n.º 4, nas Lajes, e o seu envolvimento em diversas iniciativas de cariz militar e científico.
O governante reforçou a importância da cooperação entre o Governo dos Açores e as Forças Armadas, considerando-as "verdadeiros parceiros" na proteção e no apoio às populações em diversas áreas.
A cerimónia militar comemorativa dos 32 anos do Comando Operacional dos Açores está agendada para dia 21 de março, em Ponta Delgada.