Uma delegação do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), chefiada pelo Brigadeiro-general Ferreira Duarte, visitou os militares portugueses nas Equipas Temporárias de Capacitação (ETC), no âmbito da Missão Portuguesa de Capacitação na República da Guiné-Bissau (RGB).
A visita de trabalho teve como objetivo efetuar de um ponto de situação da Missão Portuguesa de Capacitação naquele país, em 2024, bem como o levantamento de áreas de intervenção e prioridades para a Missão naquele país em 2025.
No âmbito do programa da visita foram apresentados cumprimentos ao Embaixador de Portugal na República da Guiné-Bissau e realizadas reuniões de trabalho com delegações do Ministério da Defesa Nacional, da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e do EMGFA da RGB, assim como com os Chefes de Estado-Maior dos Ramos das Forças Armadas daquele país.
Inserida no programa, teve lugar a visita à Escola Militar de Cumeré "Biagué Clussé Na N'Tan", onde decorreu a cerimónia de encerramento do Curso de Capacitação de Oficiais, que foi presidida pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional da RGB, e estiveram presentes, para além de diversas entidades civis e militares, o Sr. Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau.
Este curso foi ministrado por uma equipa conjunta de instrutores portugueses, tendo como objetivo principal capacitar 40 oficiais da Marinha, do Exército, da Força Aérea e da Guarda Nacional para o desempenho das funções de Comandante de Pelotão e teve a duração de 6 semanas.
Seguidamente foi realizada uma visita à frente de trabalho de beneficiação das estradas que ligam o Cumeré a Nhacra e a Jugudul, onde a ETC de Engenharia Militar está a ministrar formação em contexto de trabalho aos militares da Engenharia da RGB.
O trabalho desenvolvido pela Missão Portuguesa de Capacitação naquele país, em estreita ligação com a assessoria da Cooperação no Domínio da Defesa, foi reconhecido por todas as entidades, de elevado profissionalismo e dedicação pelos militares intervenientes, com um impacto de relevo na capacitação das Forças Armadas da República da Guiné-Bissau.