Vários militares da 5.ª Força Nacional Destacada na Roménia estiveram em destaque numa prova desportiva, organizada pelo contingente polaco presente naquele país, e numa competição de tiro planeada e conduzida pelo 20º Batalhão de Infantaria Romeno da Multinational Brigade Southeast.
Na prova desportiva, um corta-mato militar de 10,5km denominada Commando Race, o Alferes Leonardo Branco e o Soldado Pedro Silva alcançaram, respetivamente, o 2.º e 3.º lugares, e a Soldado Rafaela Alves o 2.º lugar feminino.
Já na competição de tiro o 2.º e 3.º lugar, a nível individual, alcançados respetivamente pelo 1.º Cabo David Pais e Sargento-Ajudante David Valério, foram decisivos para o 2.º lugar por equipas conquistado pelos militares portugueses.
A 5.ª Força Nacional Destacada na Roménia é uma força conjunta composta por elementos do Exército, Marinha e Força Aérea que, no âmbito da missão enhanced Vigilance Activities da NATO, reforça a presença de forças na fronteira leste da Aliança e contribui para uma postura de dissuasão e defesa territorial desta organização internacional.