Saltar o menu

NRP Viana do Castelo termina missão na Iniciativa Mar Aberto 2024

11 de dezembro de 2024


O NRP Viana do Castelo regressou a território nacional, após completar missão na Iniciativa Mar Aberto 2024, que tem como objetivos realizar ações de apoio ao desenvolvimento de uma cultura de segurança marítima junto dos Estados de África Ocidental e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).  

Durante a missão foram desenvolvidas diversas atividades de cooperação e de cariz diplomático, entre Portugal e os Estados visitados, em apoio à política externa e de defesa nacional.  

Para além da realização de diversas ações conjuntas de fiscalização marítima, em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, o navio participou, ainda, no exercício Grand African NEMO (GANO) 2024. 

Desde a partida de Lisboa, o navio patrulha oceânico visitou 11 países: Cabo Verde (Mindelo e Cidade da Praia), Senegal (Dakar), Guiné-Bissau (Bissau), Namíbia (Walvis Bay), Moçambique (Maputo), África do Sul (Cidade do Cabo), Angola (Luanda, Ambriz e Lobito), São Tomé e Príncipe (São Tomé), Nigéria (Lagos), Mauritânia (Nouakchott), Espanha (Santa Cruz de Tenerife – Ilhas Canárias). ​

Data de Atualização: 11 de dezembro de 2024