Saltar o menu

Portugueses transportados em segurança pela Força de Reação Imediata

20 de junho de 2025


Face à escalada do conflito entre Israel e o Irão, a Força de Reação Imediata (FRI) das Forças Armadas Portuguesas, foi empenhada no dia 15 de junho de 2025, garantindo uma operação célere e eficaz de repatriamento de cidadãos nacionais em zonas de risco.

A operação de repatriamento de cerca de 120 pessoas, solicitada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros ao Ministério da Defesa Nacional, envolveu o Comando e o Estado-Maior da FRI, no planeamento e condução de toda a operação e uma aeronave C‑130H da Esquadra 501 – “Bisontes" da Força Aérea, mobilizada e pronta a operar em menos de 24 horas, após a ativação da força. Neste contexto, foi também mantido, num elevado estado de prontidão, um conjunto de meios da Marinha.

Esta operação, requerendo uma permanente coordenação interministerial, evidencia a capacidade de projeção estratégica e a prontidão que caracteriza a FRI, reafirmando o compromisso das Forças Armadas Portuguesas na defesa dos interesses nacionais e na proteção de cidadãos portugueses em qualquer parte do mundo.

A FRI, unidade operacional do Estado-Maior-General das Forças Armadas, está permanentemente preparada para assegurar uma resposta célere em situações de emergência, crises humanitárias ou catástrofes naturais, dentro ou fora do território nacional.​

Data de Atualização: 20 de junho de 2025