Decorreu em 31 de janeiro, em Espanha, uma reunião dos Comandantes Operacionais das Forças Armadas de Países Nato e da União Europeia.
Portugal fez-se representar pelo 2º Comandante Operacional das Forças Armadas Portuguesas, Vice-almirante Jorge Nobre de Sousa.
Ao longo do dia estiveram reunidos no Comando Operacional Espanhol, localizado na base de Retamares em Madrid, 14 Comandantes Operacionais ou seus representantes.
Sob a presidência do Tenente-general da Força Aérea de Espanha, Francisco Braco Carbó, marcaram presença oficiais generais da Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Estónia, França, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Noruega, Portugal e Suécia, que analisaram a situação internacional, dando especial atenção aos problemas e conflitos que afetam o Continente Africano.
Neste encontro de trabalho ficou patente não só a disponibilidade e a vontade, mas também a necessidade, dos vários Estados-Membros da NATO e da UE coordenarem as suas ações e atuarem, sempre que possível, em conjunto.
Ficou igualmente patente a importância de manter este contacto e partilha de informação e pontos de vista entre as estruturas militares operacionais de países aliados com desafios semelhantes.